No dia 10 de março, comemoramos 451 anos do primeiro culto protestante nas Américas, realizado na baía de Guanabara, Rio de Janeiro, na antiga ilha Serigy, atual ilha Villegaignon.
Em 1555 chegou ao Brasil o primeiro grupo de huguenotes (calvinistas franceses) com o fim de estabelecer uma nação segura para a liberdade protestante daqueles irmãos perseguidos. A expedição tinha por objetivo fundar a França Antártica - uma colônia que fosse refúgio seguro à fé cristã.
Aqui chegando, o líder da expedição, comandante Villegaignon, enviou cartas ao reformador João Calvino, solicitando pastores, os quais chegaram no dia 07 de março de 1557. Além dos pastores, vieram um seminarista, um alfaiate e outros profissionais para a nova comunidade nascente.
O primeiro culto protestante das Américas teve como texto de pregação o Salmo 27.4 e o canto do Salmo 5 metrificado do hinário genebrino da igreja de Calvino (hoje, o hino 122 do hinário da IPB).
Passado um período, Villegaignon discordou da vida piedosa que os pastores recém-chegados exigiam dos membros da comunidade, e fazendo uso da discórdia sobre os elementos da Ceia, iniciou uma dura perseguição, forçando muitos a retornarem ou fugiram. Alguns conseguiram escapar, 4 foram presos e 3 foram condenados à morte, sendo precipitados de alto despenhadeiro rumo à baía de Guanabara (André la Fon foi poupado por ser alfaiate, uma função necessária na vida da colônia).