Às 21h05min de hoje, enquanto a imagem da GloboNews mostra um carro virado pegando fogo à porta da Assembléia Legislativa do RJ e pessoas jogando pedras e barricadas que protegiam o prédio, a comentarista diz: "Hoje o Brasil deu um demonstração de democracia e maturidade.." (sic!) As imagens mostram fogueiras sendo circundadas por multidão em gritos.
Vieram à mente considerações que me convencem de estar acontecendo os preparativos de uma revolução cultural, nas seguintes etapas:
PRIMEIRA FASE
- MULTIDÃO SEM PAUTA
A temática é difusa, marcada por frases de efeito, aparentemente alinhada a reivindicações antigas e sufocadas (o gigante despertou, chega de violência, paz, fim da corrupção, passagem de ônibus cara). Oportunismo é o comburente da explosão.
- AGLOMERAÇÃO SEM LIDERANÇA ESTABELECIDA
Expressões de partidos políticos se difundem entre a massa, bandeiras são vistas, os discursos de agenda positiva são os mesmos, mas nenhum nome ou sigla é apresentado declaradamente, fazendo supor que há apenas um questionamento estritamente popular.
- INOPERÂNCIA DAS FORÇAS LEGÍTIMAS
Em meio aos tumultos, depredações e incêndios, as lideranças legitimamente constituídas nutrem um perigoso silêncio. Seus únicos atos e pronunciamentos são de crítica e repressão às forças policiais e de ordenamento público que contenham os vândalos, fortalece-se o estranho discurso de concessão de direitos e legitimidade aos anarquistas. (Ministério Público em SP quer que a tarifa de ônibus reduza - não pelo valor, mas pelo vandalismo; Secretário de Segurança repreende polícia e proíbe uso balas de borracha ainda que enfrentando paus, pedras e coquetéis molotov; a Presidente acha legítimo)
SEGUNDA FASE
- O SURGIMENTO DE UM DISCURSO UNIFICADOR
Com mobilizações espalhadas pelo país, a sensação do medo pelo imprevisível começa a alimentar um desejo de se ouvir uma voz unificadora que represente os diversos movimentos.
- A DECLARAÇÃO DE UM MESSIAS
A etapa preparatória final é a designação de um líder, ou mesmo um pequeno colegiado de vozes, que se intitulem representantes legítimos da massa. Esse colegiado haverá de indicar liderança a assumir o poder supostamente em nome da massa e acima das instituições estabelecidas.
QUEM LÊ ENTENDA: As manifestações só ocorrem objetivando ocupar as casas legislativas - ALERJ e CONGRESSO NACIONAL. O Exército protegeu o Palácio do Planalto mas não o Congresso. Entendi...afinal, alguém tem que ficar ileso, e ao menos 1 dos 3 poderes precisa ficar em pé, em meio à vontade legítima da população desgovernada. Quem sobrar governa.
"Não seguirás a multidão para fazeres mal; nem
deporás, numa demanda, inclinando-te para a maioria, para torcer o direito."
Êxodo 23.2
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2013/06/17/interna_politica,371862/dilma-diz-que-manifestacoes-sao-legitimas-e-proprias-da-democracia.shtml
http://www.dci.com.br/politica/manifestacoes-sao-legitimas-e-proprias-da-democracia,-diz-dilma-id351434.html
http://oglobo.globo.com/pais/secretario-de-seguranca-diz-que-nao-vai-proibir-que-protesto-chegue-avenida-paulista-8711736
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/06/reuniao-em-sp-reune-cupula-da-seguranca-e-manifestantes.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário