Não se esqueça disto.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=yMKxwbzdyYI
Ressalvando o cuidado com o contexto em que foi dito, a certa altura [3m54min] disse o João Pereira Coutinho:
"O que estou a dizer é que a literatura não nos salva... se o material de que somos feitos for um material que está para além de qualquer salvação. E se existe essa possibilidade de que o material de que somos feitos está para além de qualquer salvação, isso implica que cultura, nas mãos erradas, longe de se tornar um instrumento de humanização, converte-se, ainda mais, num instrumento de desumanização. Ou seja, a cultura acaba por nos fornecer argumentos que nós não teríamos para praticarmos o mal."
Um comentário:
Lembrei do que está escrito:
"Os olhos são a lâmpada do corpo. Portanto, se teus olhos forem bons, teu corpo será pleno de luz. Porém, se teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em absoluta escuridão. Por isso, se a luz que está em ti são trevas, quão tremendas são essas trevas!" (Mateus VI:22-23).
Até aqui, também eu já tive a oportunidade de ver beleza onde atestaram feiura e ojerizar o que tantos amaram. Numa palavra: santificação. Creio ser preciso, em vez de demonizar o mundo, exorcizarmos, primeiro, nossos próprios corações. Então, quiçá, sobre nós será renovada a palavra, que diz:
"Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra." Tito 1:15,16
Acredito que, conforme o que escrevi acima, aproximo-me, em espírito, das palavras do Coutinho. Parabéns pela postagem! Que ela sacuda nossos corações!
Postar um comentário